| Visitantes:
counter free

Nossa história

Às 10h:00min do dia 4 de dezembro de 2007, nas dependências do Colégio Estadual Professor José Barreto de Araújo Bastos, localizado Rua Bambuí s/n, São Caetano, Salvador-Bahia. Na forma do Edital de Convocação, publicado em jornal de grande circulação no Estado da Bahia, foi realizada a Assembleia de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Profissionais Civis, Salva-Vidas, Resgatistas e Socorristas das Empresas e Prestadoras de Serviços do Estado da Bahia, que funcionaria na antiga sede, na rua do Serapião, nº 74, 1º andar, sala 4, bairro Alto do Peru, Salvador - Ba.

A comissão Pró-Fundação, por seu representante, eleito para ser presidente do SINDBOMBEIROS/BA, o Sr. Edivaldo Barbosa da Silva Júnior, morador desta cidade que a anos vinha lutando juntamente com a Comissão de fundação por melhorias de sua profissão em nosso Estado.

O SINDBOMBEIROS/BA, é fruto de entusiasmo e árduo trabalho dos membros da própria diretoria. Estes fizeram parte da formação e fundação do sindicato, o qual teve início em uma reunião no Condomínio onde morava o Bombeiro Edivaldo Barbosa. Participaram dessa reunião com o Sr. Edivaldo os Bombeiros Joselito Sena, Rubem Santos, José Everton, João Feliciano, Antônio Monteiro, Wilson Fraga, Uldiney Simões. Nesse ajuntamento foram discutidas as arbitrariedades que estava acontecendo no local de trabalho de cada membro, bem como na profissão em geral na Capital baiana.

Desta reunião, vieram muitas outras. Foram convidados outros trabalhadores da categoria para fazerem parte da pró-fundação, que alguns, por motivos próprios, e outros por não acreditarem na fundação da entidade acabaram desistindo.  Assim empenhados, motivados pela profissão, e preocupados com as práticas extremamente abusivas por parte de alguns empregadores que insistiam em não valorizarem nem reconhecerem o “Bombeiro Civi” em sua profissão, e sim, Vigilantes Bombeiros e/ou Brigadistas.  Com as perspectivas da profissão em nosso Estado e em todo País, na época decidiram-se organizar-se para melhor tratar do interesse coletivo.

Tendo em vista dar a devida resposta aos anseios e necessidade da Categoria no nosso Estado, decidiu-se fundar então o SINDBOMBEIROS/BA. Foram constituídas as atribuições e responsabilidades da primeira diretoria, gestão 2007/2012, composta e empossada em 2007 com os seguintes nomes:

Estes profissionais destemidos e sonhadores, imbuídos de um aguerrido espírito de luta e determinação, enfrentaram até o fim os desafios de fundar o então denominado SINDBOMBEIROS/BA. Colocaram em risco seus empregos, foram proibidos de entrarem em seus locais de trabalho, chegando a serem demitidos, como foi o caso do vice-presidente Joselito Sena, do secretário de finanças Rubem Santos e do secretário geral José Everton. Ficaram desempregados, com a família desamparada financeiramente, e ainda se não bastasse, teve que ouvir as críticas de alguns colegas que não acreditavam na fundação e na veracidade da instituição.

Tudo isto aconteceu, com o intuito de defender os interesses  comum da categoria. Estes profissionais fundadores merecem o nosso reconhecimento pelo relevante papel que cada um deles, nobres bombeiros, desempenhou em nossa sociedade. O SINDBOMBEIROS/BA é, e sempre será o elo entre o trabalhador e o empregador. De modo que poderemos questionar sempre melhorias no ambiente de trabalho sem que tenha que sofrer ameaças por parte de seus patrões. Com essa grande ferramenta da coletividade, convocam-se cada Bombeiro Civil, Salva-Vidas, Socorristas ou Resgatistas, para juntos lutarem pelos mesmos interesses, e proporcionar melhores condições de trabalho e vida, para si, e consequentemente para seus familiares.

Quem somos

Somos uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, denominada SINDBOMBEIROS/BA (Sindicato dos Trabalhadores Bombeiros Profissionais Civis, Salva-Vidas, Resgatistas e Socorristas das Empresas e Prestadoras de Serviços do Estado da Bahia). Uma associação de pessoas unidas para defender essa admirável Categoria e negociar sempre melhorias das condições de trabalhos e salários.

Atualmente estamos localizado no Centro empresarial Iguatemi (Próximo ao Shopping da Bahia) - Bloco A - Sala 805 - Av. Tancredo Neves - 41820-020 - Salvador (Ba)

Fazemos um trabalho sério e transparente, para que todos possam saber de tudo que se passa no Sindicato, como as mudanças que favorecem os trabalhadores e as últimas conquistas alcançadas. Nossa meta é criar postos de trabalhos, melhorar salários e as condições do exercício da profissão em todo estado da Bahia.

Somos filiados a Federação Nacional de Bombeiros Civis do Brasil – FENABCI e a Força Sindical Bahia. Unimos forças com  a FENABCI desde sua fundação para assim influenciarmos positivamente, em reuniões com os demais SINDBOMBEIROS de 19 estados brasileiros. O presidente Joselito Sena alinhado com os nossos Diretores, participam de congressos estaduais e nacionais. Participam também das assembleias anuais pertinentes a Convenção Coletiva de Trabalho Nacional - CCTN, de modo que, direta ou indiretamente toda Categoria será, e é recompensada pelos resultados.

Nosso dever é buscar o melhor interesse da Classe, todos profissionais que fazem parte do Código Brasileiro de Ocupação – CBO amparados pela legalidade do SINDBOMBEIROS/BA junto ao Ministério do Trabalho e Emprego. Respeitamos os valores éticos e legais que regem a nossa sociedade.

Para tanto, convocamos a todos os trabalhadores a compartilhar conosco suas ideias, experiências, sugestões, necessidades ou denúncia. E assim, venham conosco ajudar a construir a nossa historia de luta e vitórias comum!

captura-de-tela-2022-11-09-as-18.03.30.png

Clique na imagem para acessar documento