Em pauta debates referentes estratégias para enfrentamentos ao enfraquecimento dos sindicatos por conta da REFORMA TRABALHISTA, que foi uma "brilhante" estratégia dos empresários com o total apoio do Governo Federal e da classe política brasileira.

Foi discutido o papel fundamental dos nossos sindicatos nas tratativas para manter os direitos já conquistados pelas nossas convenções coletivas.

O presidente da FENABCI Senhor Derivaldo Alves, destacou as dificuldades que passou para renovar a convenção nacional (2017/2018), pois a grande maioria dos empresários não queriam negociar e tentaram por inúmeras vezes barrar as rodadas de negociação. Mas com muita determinação a Federação conseguiu finalizar as negociações e a convenção coletiva nacional foi fechada, tendo uma reposição salarial de 2% e a manutenção de todos os direitos e benefícios da convenção anterior. "Sabemos que o índice inflacionário é fictício pois o Governo manipula os números reais, mas mesmo assim podemos garantir que fomos vitoriosos, uma vez que todos os sindicatos estão com tremenda dificuldades de negociar, a maioria nem consegue fechar a convenção. E nós após árdua luta conseguimos manter todos os benefícios e ainda uma reposição salarial de 2%. (Presidente Derivaldo).

Ainda foi discutido as medidas protetivas por encaminhamento judicial de reclamatórias trabalhistas visando assegurar o cumprimento da convenção coletiva e da lei 11901/2009, nos estados aonde ainda persistem empresas que desrespeitam a legislação; Ficou alinhado com todos os sindicatos membros da FENABCI que façam reclamatórias similares em suas bases de atuação.

O encontro ocorreu em Santa Catarina, na cidade de Balneário Camboriú, nos dias 30 de novembro e 01, 02 de dezembro. "Para nós foi uma honra receber a Diretoria da FENABCI aqui em nosso estado e poder mostrar aos demais estados como a categoria dos bombeiros civis vem crescendo. Esta troca de experiência contribui muito para evitar erros de ações e encurtar o caminho ao desenvolvimento com qualidade desta categoria."

Joselito Sena – Presidente SINDBOMBEIROS/BA

FONTE: http://www.sindbombeirossc.com.br/noticias/117/ix-reuniao-ordinaria-da-federacao-nacional-dos-trabalhadores-bombeiros-civis